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A República das Bananas

 

República das Bananas é um termo pejorativo utilizado para descrever um país com um governo não-democrático, fantoche ou instável, onde reina a corrupção e forte influência estrangeira.

"Os Açores" não é um país e felizmente que no Hóquei em Patins açoriano não há casos de corrupção ou até mesmo influência estrangeira (porque não tem poder algum!!!) mas que é uma autêntica republica das Bananas, lá isso é...

Sem querer atingir directamente a Associação de Patinagem de Ponta Delgada, para não ser acusado de novo de perseguição, este texto serve somente para que todos possamos contribuir para que a NOSSA MODALIDADE seja cada vez mais e melhor organizada e respeitada pelas entidades oficiais ou não. Todas as críticas aqui apresentadas têm carácter CONSTRUTIVO, porque só assim é que eu posso contribuir para ajudar a MINHA (também!!!) modalidade. Chamo então a atenção para o seguinte (estamos a 4 de Abril e tudo o que aqui é escrito tem de ser entendido como escrito na data mencionada):

1 - Estamos em 4 de Abril de 2007 e os clubes de S. Miguel ainda não receberam o Regulamento de Provas Regionais que foi elaborado em 8 de Dezembro pelas associações dos Açores. Este regulamento deveria ter sido enviado a TODOS OS CLUBES AÇORIANOS logo após a sua elaboração sendo depois qualquer alteração comunicada em seu devido tempo... Mas não... Ainda não sabemos dele e JÁ SE REALIZOU UMA PROVA REGIONAL de selecções!!!! Por deferência de um membro da APPD ficamos informados de datas e locais mas do DOCUMENTO EM SI, não. E não se venha com a desculpa que a Cimeira da Patinagem foi agora em Março... A Cimeira não serve para marcar datas nem regulamentos de provas. Serve para dissecar o Hóquei em Patins e assinar contratos-programa para responsabilização das partes... E se alguma data ou ponto do regulamento for alterado em Cimeira, então envia-se a alteração para os clubes saberem os pontos do regulamento alterados e em consequência agir em função dos regulamentos...

2 - O Regulamento de Provas Regionais de 2005-2006 refere (e este ponto não me parece que tenha sido alterado porque a DRD não o permitiria) no seu ponto 2.7.1 (obrigações das associações): "Enviar a todas as Associações participantes e à DRD, em comunicado oficial, os Clubes participantes, calendários e local de realização dos jogos, de acordo com os sorteios efectuados para o efeito até vinte dias antes do início de cada prova". Como estamos a 16 dias já este ponto não será cumprido como está estipulado no regulamento e estamos a falar de competições nas quais participam clubes de ilhas diferentes, com passagens aéreas para marcar e reservas em residenciais e restaurantes para efectuar... Claro que os clubes têm todo o interesse em saber se jogam hoje ou amanhã, de manhã ou tarde e com quem, para se definirem com as marcações... Telefonou-me há pouco (4 de Abril) o Vasco Paulos do Candelária aflito para saber contactos do Parque Desportivo porque somente ontem aquele clube soube que viria jogar a S. Miguel a 1ª Fase do Campeonato Açoriano de Juvenis...

3 - Os calendários ainda não saíram e corre-se agora o risco (real, nada de virtual porque JÁ ACONTECEU ESTA ÉPOCA POR MAIS DE UMA VEZ) do Parque Desportivo de S. Miguel, que exige no mínimo 15 dias para deliberar sobre a atribuição de horários de jogos nos seus pavilhões, NÃO TER DISPONIBILIDADE ou então, fazer uma alteração radical nas horas dos jogos, consoante as suas disponibilidades... Não é virtual... É real e já aconteceu esta época por mais de uma vez, repito! Convinha cada vez mais a APPD melhorar nesta área, facto que tem acontecido muito devagar e com avanços e recuos... Todos nós queremos que seja cada vez melhor e torceremos para que assim seja. Soubemos entretanto por contacto efectuado com um membro da APPD que o calendário já está elaborado, foi entregue no PDPD, deverá até já estar despachado para a APPD e que sairá no Comunicado da próxima 2ª Feira... ou seja, a 11 dias da prova... Poderia a APPD emitir um comunicado JÁ (a meio da semana!!!) para obviar a que problemas como o que aconteceram com o Candelária (ver ponto anterior) não acontecessem? (Publicado "online" no site da APPD na noite de 4 de Abril)

4 - Como estipula o ponto 2.14 do O Regulamento de Provas Regionais (o de 2005-2006, porque o desta época ainda era...) "O sorteio de todas as fases de todas as competições regionais será realizado na reunião anual da modalidade"... Como sempre! Quer isto dizer que temos todas as condições para elaborar calendários, definir datas e horários dos jogos (como faz qualquer Liga ou Associação pelo mundo fora... incluindo Portugal!), de novo ressalvando sempre qualquer decisão mais tardia tomada em cimeira que mereceria uma atenção imediata e actuação tão breve quanto possível... Os clube de S. Miguel não têm conhecimento dos calendários dos Campeonatos Açorianos... e são 3! Somente após diversas tentativas conseguimos saber datas e locais das provas... Sorteios e Calendários (pelo menos das provas realizadas em S. Miguel, nada. A verdade, também, é que nisto a APPD não tem primado pela organização... Continua a organizar provas das quais somente são publicados calendários da 1ª volta e posteriormente da 2ª volta (quando a 1ª termina). Também já fizemos saber que não podemos funcionar assim (como estipulam os regulamentos da própria associação, por inerência à Federação) mas tem havido pouca evolução na alteração da forma de publicação dos calendários das provas... Esperamos sempre melhor e pedimos de novo à APPD que, no futuro, faça sair calendários completos e com a devida antecedência... Para bem do Hóquei em Patins.

5 - Por deferência de um membro da APPD, tivemos conhecimento no Sábado passado das alterações havidas em cimeira (somente datas, locais e participantes), mas como lhe disse na altura, estas informações teriam de nos ser comunicadas de imediato, para já não falar nas decisões (e documento!!!) da Reunião Anual das Associações... que são OS e DOS CLUBES e estes, portanto, merecedores do respeito de quem os representa, e portanto, com a transmissão IMEDIATA do que se passou naquela reunião e apresentação dos documentos elaborados... Sim... porque os clubes estiveram presentes na Reunião Anual ATRAVÉS DA SUA ASSOCIAÇÃO. É como se tivéssemos estado lá.

6 - Em relação às mudanças de local de competição, não colocamos qualquer objecção... Evidentemente que tem todo o interesse que os clube sejam rapidamente informados da situação para poderem alterar o "status" existente. O dinheiro manda! Se há 2 clubes de S. Miguel e um do Pico, tem toda a lógica que a 1ª Fase seja em S. Miguel... Altere-se mas... seja-se célere na comunicação deste facto aos clubes... A questão aqui é outra: QUANDO COMUNICOU A APIT QUE O LUSITÂNIA NÃO PARTICIPAVA NESTE REGIONAL? Se foi em 8 de Dezembro, já sabíamos que não poderia ser no Pico por razões financeiras lógicas! Se foi na Cimeira, logo no dia seguinte deveriam ter sido tomadas as necessárias providências para que tudo fosse solucionada em devido tempo. Se foi entre a primeira e a segunda data... então tudo está mal... As associações comunicam entre si semanalmente... Porque então não informar imediatamente?

7 - Quase 2 anos depois e a APPD continua sem um Director Técnico... e que falta tem feito pela forma como a actividade tem pecado por alguma desorganização... Provas marcadas por voltas, datas por diversas vezes alteradas principalmente no início de cada prova face às dificuldades de marcação de jogos que o Parque Desportivo de S. Miguel encontra com a emissão do calendário muito perto da data de realização do 1º jogo, não organização (da sua exclusiva responsabilidade) de qualquer prova de promoção de Hóquei em Patins em quase 2 anos, redução drástica do volume de competição em S. Miguel com a redução do numero de jogos anuais em mais de 50% (que já se reflectiu na prestação da Selecção dos Açores no último Inter-Regiões, para além de outros factores), Selecções de S. Miguel a trabalharem somente a semana e meia da prova Regional...

8 - Finalmente, de há muitos anos a esta parte o União Micaelense apresentou candidatos a Árbitros de Hóquei em Patins (basta ver dos árbitros referidos nos quadros da APPD quantos foram candidatos pelo nosso clube) e o facto é que nesta época desportiva a questão dos árbitros tem sido um problema gravíssimo. Arbitragens feitas por árbitros oficiais têm sido escassas (pouquíssimas, mesmo) e entretanto tudo decorre como se em cada jogo houvesse árbitros oficiais. As arbitragens têm ficado a cargo (com a excepção dos poucos jogo que o Árbitro Rui Jorge Martins tem conduzido) dos treinadores, seccionistas e até mesmo jogadores, numa situação que se tornou de tal forma vulgar que... até parece que é mesmo assim que deve ser! Só falta mesmo a APPD dizer agora que não paga a todos os árbitros mencionados em boletins oficiais de jogos (modelo FPP) aquilo que pagaria a outros designados por aquela para fazer o mesmo trabalho... Seria interessante!

República das Bananas... Infelizmente... Esta voz a pregar no deserto não deveria ser tomada como constante BOTA ABAIXO (nunca o fomos nem nunca seremos) mas sim como CRÍTICO CONSTRUTIVO que poderia servir para se irem modificando algumas situações tão fáceis de resolver, sem termos a presunção de sabermos alguma coisa, mas também sem pressupormos que do lado da APPD, se não sabemos ou não estamos informados, há formas de resolver o problema...

Finalmente, sim, agora uma crítica para uma situação inadmissível... Quando uma associação refere numa Assembleia Geral Ordinária que o anterior elenco directivo DEIXOU NADA, nem contabilidade tinha... é GRAVE, principalmente quando vem da boca do seu presidente! E mais triste é quando alguns clubes permitem que se diga que nada havia antes quando FORAM TODOS OS OITO CLUBES EXISTENTES NA ALTURA QUE APROVARAM O RELATÓRIO DE CONTAS DO EXERCÍCIO QUE TERMINOU EM JUNHO DE 2005... E COM SALDO POSITIVO DE 38.212,42 EUROS (TRINTA E OITO MIL DUZENTOS E DOZE EUROS E QUARENTA E DOIS CÊNTIMOS). Naquela reunião tiveram os clubes em mão o documento saído do POC informático da APPD... que foi analisado, discutido e APROVADO SEM VOTOS CONTRA. Como se pode dizer mentiras tão impunemente? Vindo de quem apresenta um SALDO NEGATIVO DE 10.000 EUROS (DEZ MIL EUROS) no exercício de Junho de 2005 até agora!!! (+38.212 em 2005 e -10.000 em 2007!!!). Numa época em que a DRD somente paga a qualquer entidade se esta provar que nada deve à Segurança Social (situação que era diferente da de 2005), teve esta direcção QUASE 2 (DOIS) ANOS para preparar os documentos necessários e mesmo assim, por razões de MÁ ORGANIZAÇÃO, NÃO ASSINOU CONTRATO PROGRAMA PARA A ACTIVIDADE LOCAL na época passada (daí talvez o saldo negativo!!!)... e depois quem nada fez foi a anterior...! Se não fosse grave, dava vontade de rir! Não sou advogado de defesa da anterior direcção mas, como seu Director Técnico convidado, custa-me ouvir este tipo de mentiras com a consciência, porém, que por mais vezes que se digam JAMAIS se transformarão em verdades!!!

O Coordenador da Secção de Hóquei em Patins do Clube União Micaelense
Pedro Jorge Cabral