República das Bananas é um termo pejorativo utilizado para descrever um país
com um governo não-democrático, fantoche ou instável, onde reina a corrupção e
forte influência estrangeira.
"Os Açores" não é um país e felizmente que no Hóquei em Patins açoriano não
há casos de corrupção ou até mesmo influência estrangeira (porque não tem poder
algum!!!) mas que é uma autêntica republica das Bananas, lá isso é...
Sem querer atingir directamente a Associação de Patinagem de Ponta Delgada,
para não ser acusado de novo de perseguição, este texto serve somente para que
todos possamos contribuir para que a NOSSA MODALIDADE seja cada vez mais e
melhor organizada e respeitada pelas entidades oficiais ou não. Todas as
críticas aqui apresentadas têm carácter CONSTRUTIVO, porque só assim é que eu
posso contribuir para ajudar a MINHA (também!!!) modalidade. Chamo então a atenção para o seguinte
(estamos a 4 de Abril e tudo o que aqui é escrito tem de ser entendido como
escrito na data mencionada):
1 - Estamos em 4 de Abril de 2007 e os clubes de S.
Miguel ainda não receberam o Regulamento de Provas Regionais que foi elaborado
em 8 de Dezembro pelas associações dos Açores. Este regulamento
deveria ter sido enviado a TODOS OS CLUBES AÇORIANOS logo após a sua elaboração
sendo depois qualquer alteração comunicada em seu devido tempo... Mas não...
Ainda não sabemos dele e JÁ SE REALIZOU UMA PROVA REGIONAL de selecções!!!! Por
deferência de um membro da APPD ficamos informados de datas e locais mas do
DOCUMENTO EM SI, não. E não se venha com a desculpa que a Cimeira da Patinagem
foi agora em Março... A Cimeira não serve para marcar datas nem regulamentos de
provas. Serve para dissecar o Hóquei em Patins e assinar contratos-programa para
responsabilização das partes... E se alguma data ou ponto do regulamento for
alterado em Cimeira, então envia-se a alteração para os clubes saberem os pontos
do regulamento alterados e em consequência agir em função dos regulamentos...
2 - O Regulamento de Provas Regionais de 2005-2006 refere (e este ponto não
me parece que tenha sido alterado porque a DRD não o permitiria) no seu ponto
2.7.1 (obrigações das associações): "Enviar
a todas as Associações participantes e à DRD, em comunicado oficial, os Clubes
participantes, calendários e local de realização dos jogos, de acordo com os
sorteios efectuados para o efeito até vinte dias antes do início de cada prova".
Como estamos a 16 dias já este ponto não será cumprido como está estipulado no
regulamento e estamos a falar de competições nas quais participam clubes de
ilhas diferentes, com passagens aéreas para marcar e reservas em residenciais e
restaurantes para efectuar... Claro que os clubes têm todo o interesse em saber
se jogam hoje ou amanhã, de manhã ou tarde e com quem, para se definirem com as
marcações... Telefonou-me há pouco (4 de Abril) o Vasco Paulos do Candelária
aflito para saber contactos do Parque Desportivo porque somente ontem aquele
clube soube que viria jogar a S. Miguel a 1ª Fase do Campeonato Açoriano de
Juvenis...
3 - Os calendários ainda não saíram e corre-se
agora o risco (real, nada de virtual porque JÁ ACONTECEU ESTA ÉPOCA POR MAIS DE
UMA VEZ) do Parque Desportivo de S. Miguel, que exige no mínimo 15 dias para
deliberar sobre a atribuição de horários de jogos nos seus pavilhões, NÃO TER
DISPONIBILIDADE ou então, fazer uma alteração radical nas horas dos jogos,
consoante as suas disponibilidades... Não é virtual... É real e já aconteceu
esta época por mais de uma vez, repito! Convinha cada vez mais a APPD melhorar
nesta área, facto que tem acontecido muito devagar e com avanços e recuos...
Todos nós queremos que seja cada vez melhor e torceremos para que assim seja.
Soubemos entretanto por contacto efectuado com um membro da APPD que o
calendário já está elaborado, foi entregue no PDPD, deverá até já estar
despachado para a APPD e que sairá no Comunicado da próxima 2ª Feira... ou seja,
a 11 dias da prova... Poderia a APPD emitir um comunicado JÁ (a meio da
semana!!!) para obviar a que problemas como o que aconteceram com o Candelária
(ver ponto anterior) não acontecessem? (Publicado "online" no site da
APPD na noite de 4 de
Abril)
4 - Como estipula o
ponto 2.14 do O Regulamento de Provas Regionais (o de 2005-2006,
porque o desta época ainda era...) "O
sorteio de todas as fases de todas as competições regionais será realizado na
reunião anual da modalidade"... Como sempre! Quer isto dizer
que temos todas as condições para elaborar calendários, definir datas e horários
dos jogos (como faz qualquer Liga ou Associação pelo mundo fora... incluindo
Portugal!), de novo ressalvando sempre qualquer decisão mais tardia tomada em
cimeira que mereceria uma atenção imediata e actuação tão breve quanto
possível... Os clube de S. Miguel não têm conhecimento dos calendários dos
Campeonatos Açorianos... e são 3! Somente após diversas tentativas conseguimos
saber datas e locais das provas... Sorteios e Calendários (pelo menos das provas
realizadas em S. Miguel, nada. A verdade, também, é que nisto a APPD não tem
primado pela organização... Continua a organizar provas das quais somente são
publicados calendários da 1ª volta e posteriormente da 2ª volta (quando a 1ª
termina). Também já fizemos saber que não podemos funcionar assim (como
estipulam os regulamentos da própria associação, por inerência à Federação) mas
tem havido pouca evolução na alteração da forma de publicação dos calendários
das provas... Esperamos sempre melhor e pedimos de novo à APPD que, no futuro,
faça sair calendários completos e com a devida antecedência... Para bem do
Hóquei em Patins.
5 - Por deferência de um membro da APPD, tivemos conhecimento no Sábado
passado das alterações havidas em cimeira (somente datas, locais e
participantes), mas como lhe disse na altura, estas informações teriam de nos
ser comunicadas de imediato, para já não falar nas decisões (e documento!!!) da
Reunião Anual das Associações... que são OS e DOS CLUBES e estes, portanto,
merecedores do respeito de quem os representa, e portanto, com a transmissão
IMEDIATA do que se passou naquela reunião e apresentação dos documentos
elaborados... Sim... porque os clubes estiveram presentes na Reunião Anual
ATRAVÉS DA SUA ASSOCIAÇÃO. É como se tivéssemos estado lá.
6 - Em relação às mudanças de local de competição, não colocamos qualquer
objecção... Evidentemente que tem todo o interesse que os clube sejam
rapidamente informados da situação para poderem alterar o "status" existente. O
dinheiro manda! Se há 2 clubes de S. Miguel e um do Pico, tem toda a lógica que
a 1ª Fase seja em S. Miguel... Altere-se mas... seja-se célere na comunicação
deste facto aos clubes... A questão aqui é outra: QUANDO COMUNICOU A APIT QUE O
LUSITÂNIA NÃO PARTICIPAVA NESTE REGIONAL? Se foi em 8 de Dezembro, já sabíamos
que não poderia ser no Pico por razões financeiras lógicas! Se foi na Cimeira,
logo no dia seguinte deveriam ter sido tomadas as necessárias providências para
que tudo fosse solucionada em devido tempo. Se foi entre a primeira e a segunda
data... então tudo está mal... As associações comunicam entre si semanalmente...
Porque então não informar imediatamente?
7 - Quase 2 anos depois e a APPD continua sem um Director Técnico... e
que falta tem feito pela forma como a actividade tem pecado por alguma
desorganização... Provas marcadas por voltas, datas por diversas vezes alteradas
principalmente no início de cada prova face às dificuldades de marcação de jogos
que o Parque Desportivo de S. Miguel encontra com a emissão do calendário muito
perto da data de realização do 1º jogo, não organização (da sua exclusiva
responsabilidade) de qualquer prova de promoção de Hóquei em Patins em quase 2
anos, redução drástica do volume de competição em S. Miguel com a redução do
numero de jogos anuais em mais de 50% (que já se reflectiu na prestação da
Selecção dos Açores no último Inter-Regiões, para além de outros factores),
Selecções de S. Miguel a trabalharem somente a semana e meia da prova Regional...
8 - Finalmente, de há muitos anos a esta parte o União Micaelense apresentou
candidatos a Árbitros de Hóquei em Patins (basta ver dos árbitros referidos nos
quadros da APPD quantos foram candidatos pelo nosso clube) e o facto é que nesta
época desportiva a questão dos árbitros tem sido um problema gravíssimo.
Arbitragens feitas por árbitros oficiais têm sido escassas (pouquíssimas, mesmo)
e entretanto tudo decorre como se em cada jogo houvesse árbitros oficiais. As
arbitragens têm ficado a cargo (com a excepção dos poucos jogo que o Árbitro Rui
Jorge Martins tem conduzido) dos treinadores, seccionistas e até mesmo
jogadores, numa situação que se tornou de tal forma vulgar que... até parece que
é mesmo assim que deve ser! Só falta mesmo a APPD dizer agora que não paga a
todos os árbitros mencionados em boletins oficiais de jogos (modelo FPP) aquilo
que pagaria a outros designados por aquela para fazer o mesmo trabalho... Seria
interessante!
República das Bananas... Infelizmente... Esta voz a pregar no deserto não
deveria ser tomada como constante BOTA ABAIXO (nunca o fomos nem nunca seremos)
mas sim como CRÍTICO CONSTRUTIVO que poderia servir para se irem modificando
algumas situações tão fáceis de resolver, sem termos a presunção de sabermos
alguma coisa, mas também sem pressupormos que do lado da APPD, se não sabemos ou
não estamos informados, há formas de resolver o problema...
Finalmente, sim, agora uma crítica para uma situação inadmissível... Quando
uma associação refere numa Assembleia Geral Ordinária que o anterior elenco
directivo DEIXOU NADA, nem contabilidade tinha... é GRAVE, principalmente quando
vem da boca do seu presidente! E mais triste é quando alguns
clubes permitem que se diga que nada havia antes quando FORAM TODOS OS OITO CLUBES
EXISTENTES NA ALTURA QUE APROVARAM O RELATÓRIO DE CONTAS DO EXERCÍCIO QUE
TERMINOU EM JUNHO DE 2005... E COM SALDO POSITIVO DE 38.212,42 EUROS (TRINTA E
OITO
MIL DUZENTOS E DOZE EUROS E QUARENTA E DOIS CÊNTIMOS). Naquela reunião tiveram os clubes em mão o documento saído do POC
informático da APPD... que foi analisado, discutido e APROVADO SEM VOTOS
CONTRA. Como se pode dizer mentiras tão impunemente? Vindo de
quem apresenta um SALDO NEGATIVO DE 10.000 EUROS (DEZ MIL EUROS) no exercício de
Junho de 2005 até agora!!! (+38.212 em 2005 e
-10.000 em 2007!!!). Numa época em
que a DRD somente paga a qualquer entidade se esta provar que nada deve à Segurança
Social (situação que era diferente da de 2005), teve esta direcção QUASE 2 (DOIS)
ANOS para preparar os documentos necessários e mesmo assim, por razões de MÁ ORGANIZAÇÃO,
NÃO ASSINOU CONTRATO PROGRAMA PARA A ACTIVIDADE LOCAL na época passada (daí
talvez o saldo negativo!!!)... e depois quem nada fez foi a anterior...! Se não
fosse grave, dava vontade de rir! Não sou
advogado de defesa da anterior direcção mas, como seu Director Técnico convidado, custa-me ouvir
este tipo de mentiras com a consciência, porém, que por mais vezes que se digam JAMAIS se
transformarão em verdades!!!
O Coordenador da Secção de Hóquei em
Patins do Clube União Micaelense
Pedro Jorge Cabral
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