Hóquei em Patins - 2005/2006

Actividade Local

  2005-2006

ESTÁGIO TÉCNICO-PEDAGÓGICO
PARA GUARDA-REDES DE H.P.
 
 
Actividade Local Jogadores Convocatórias

 

Leia o Relatório Técnico do Estágio para Guarda-Redes
realizado em Ponta Delgada durante as férias da Páscoa...

Elaborado pela Christina Klein

HOMENAGEM

Os Guarda-Redes e jogadores em geral do Clube União Micaelense reuniram-se e no final do último treino da Christina em S. Miguel,  presentearam-na com uma pequena e simples lembrança da sua passagem pelos Açores e pelo nosso clube. O problema é que parece que a caixa com a lembrança estava afinal VAZIA... Quem teria roubado???

 


A Christina começou por receber uma lembrança do Diogo...

 

mas... parece que... surpresa... o que será...? Pelo sorriso dela não é nada de bom...!

 

O quê????... Vazio... Então e a lembrança? Quem pegou nela????

 

Ah... Aqui está... Sempre havia qualquer coisa... Foi o Bruno Cabral que a tinha tirado...!
OBRIGADO, CHRISTINA!

HORÁRIO

Este é o horário actualizado do Estágio Técnico-Pedagógico para Guarda-Redes de Hóquei em Patins que o Clube União Micaelense vai organizar em parceria com a Associação de Cultura e Recreio de Gulpilhares e que será orientado pela Guarda-Redes Internacional Alemã Campeã Europeia e Guarda-Redes do Gulpilhares, Christina Klein.

 3ª Feira, 11 de Abril - das 17 às 18 e das 19:30 às 21 horas
 4ª Feira, 12 de Abril - das 16:45 às 18:45 e das 21 às 22:30 Horas
 5ª Feira, 13 de Abril - das 17 às 21 Horas
 Sábado, 15 de Abril - das 17 às 19 Horas (Torneio 3x3)
 2ª Feira, 17 de Abril - das 18 às 23 horas
 3ª Feira, 18 de Abril - das 19:30 às 21 horas
 4ª Feira, 19 de Abril - das 17:45 às 18:45 e das 21 às 22:30 Horas

    
Christina Klein, internacional pela Alemanha - campeã da Europa
Treinadora de Guarda-Redes dos escalões de formação do Gulpilhares

O estágio decorrerá de 11 a 19 de Abril com treinos entre as 17 e as 24 horas (veja o horário efectivo no quadro acima) e contará não só com a presença de todos os guarda-redes disponíveis do Clube União Micaelense mas também com todos os de outros clubes que manifestem interesse na participação neste importante momento de aprendizagem e desenvolvimento das qualidades dos guarda-redes de Hóquei em Patins.

Para além da orientação do estágio para guarda-redes, a Christina participará também em todos os treinos da equipa Sénior de Hóquei em Patins do nosso clube.


JÁ VALEU A PENA...!

Só fizemos 2 treinos ainda, mas pelo que vimos e melhor ainda pela atenção que a Christina conseguiu captar dos seus jovens pupilos, já valeu a pena ela ter vindo aos Açores trabalhar com os nossos guarda-redes... e ainda faltam muitos treinos...

Veja imagens do 1º treino               Veja imagens do 2º treino

A manhã foi preenchida com um passeio na baixa de Ponta Delgada, após o que se seguiu um almoço com um dos seus pratos favoritos. No início da tarde presenteamo-la com uma visita a um dos locais de maior beleza da Ilha de S. Miguel: as Sete Cidades. Com uma passagem pela Vista do Rei (onde consegue ver as duas lagoas, azul e verde, que hoje não estavam assim tão diferentes...), um passeio pelas "cumieiras" do vulcão e uma passagem pelo interior da vila que terminou com a viagem de regresso a Ponta Delgada pela Covoada com paisagens muito bonitas e que pensamos lhe deixaram muito satisfeita (se fizermos as contas pelas 35.000 fotografias que tirou, gostou de certeza... ih ih ih).

Veja imagens do 1º treino               Veja imagens do 2º treino

Durante os treinos, foi um espectáculo. Com pessoas que não conhecia de lado algum, conseguiu uma relação fácil e de grande empatia, para além dos conteúdos que já hoje transmitiu e que teve um impacto imediato em alguns dos nossos mais jovens Guarda-Redes.

Vamos continuar o trabalho hoje, Quarta-Feira, 12 de Abril com treinos às 17 e 21 horas.

Veja imagens do 1º treino               Veja imagens do 2º treino

 

Veja imagens do 1º treino               Veja imagens do 2º treino


2º DIA, 3º TREINO...!

Hoje o treino foi inteiramente dedicado a trabalho de força explosiva... 70 minutos de muito trabalho e muita animação, com uma grande diversidade de exercícios, motivaram todos os 7 guarda-redes presentes (infelizmente somente do União Micaelense) para um treino excitante e com resultados bastante bons, se atendermos ao facto de terem sido apresentados aos nossos rapazes exercícios quase todos novos para eles...

Veja imagens do 3º treino

Veja imagens do 3º treino

A manhã do dia de hoje foi preenchida com passeios na cidade de Ponta Delgada seguido de uma visita ao Museu Carlos Machado após a qual a Chrsitina visitou as estufas de ananases. À tarde, finalmente, a visita à Lagoa do Fogo.

 

Veja imagens do Passeio do 2º Dia

Vamos continuar o trabalho hoje, Quinta-Feira, 13 de Abril com o treino das 17 às 18 horas com todos os Guarda-Redes seguido do treino de Juvenis/Iniciados às 18 horas e depois ainda o treino de Seniores às 19:30 horas.


3º DIA, 4º TREINO:

SENSACIONAL...!

Veja imagens do 1º treino do 3º dia


Foto de Família no final já com alguns guarda-redes desequipados e o Bruno Cabral a descansar (!!!)
Em baixo: João Vital, Tiago Bettencourt, Christina Klein, Diogo Pacheco, César Oliveira e Bruno Botelho
Em cima, 2º e 3º da direita, Rodrigo Farias e Pedro Soares, já equipados como jogadores de campo.


Uma perspectiva da fase do treino em que estiveram os 8 Guarda-Redes a trabalhar com a Christina.

O nosso estágio técnico-pedagógico para Guarda-Redes continuou ontem (13 de Abril) com um treino de UMA HORA que começou às 17 e acabou às 19 horas!!! Com uma capacidade de trabalho inacreditável, nunca satisfeita com o que está a ser feito, sempre gritando, incitando, solicitando, exigindo, completamente encharcada em suor... a Christina é uma SENHORA SENSACIONAL... Até os repórteres da RTP Açores, com pouco menos de 5 minutos de conversa com ela, ficaram verdadeiramente impressionados com aquela "nisca de gente" com um coração "do tamanho do MUNDO" e uma simplicidade somente possível em quem é GRANDE naquilo que FAZ BEM, porque não sabe fazer de outra forma... aquela simpatia toda e ainda por cima, sempre com receio de não estar a agradar... LOUCURA!!!!!

Veja imagens do 1º treino do 3º dia

Como já referi atrás, o treino previsto para durar somente UMA HORA, acabou por entrar na hora do treino dos Juvenis/Iniciados, deixando-os mesmo somente com vinte minutos para a tão esperada "peladinha" da Páscoa... Apesar dos meus apelos para terminar (alguns gritos já saíam sem voz, de tão cansada estava...), a Christina insistiu num exercício durante quase sessenta minutos... E porquê? Porque tinha tão somente 8 (Sim, OITO Guarda-Redes) para o exercício da raquete de Ténis (!!!???) com as bolas respectivas e só descansou quando TODOS OS GUARDA-REDES já tinham repetido 2 (ou 3, nalguns casos) vezes o exercício: QUAL? É só ver abaixo um pequeno excerto de 30 segundos que não é mais do que 1/3 ou 1/4 do tempo que dedicou a cada guarda-redes... de cada vez que trabalhou com ele...! Ora vejam lá...


Clique na imagem acima para ver a Christina a trabalhar...

NÃO TENHO RAZÃO...???? Pois é. E isto durou UMA HORA!!!!!!!!!!!
Não acreditam? Então mais dois excertos... (desculpem a imagem tremida
o repórter é profissional de... Educação Física!!!!):

 
Clique na imagem acima para testemunhar "profissionalismo"...

O 2º treino do 3º dia foi com a equipa de Seniores do União Micaelense e aqui repetiu-se a cena do treino do dia anterior: aceitação plena e respeito enorme pela qualidade que não precisa ser explicada quando vem duma campeã europeia... Dizer mais era minimizar o valor da Christina. Termino com isto: a equipa dela vence por 5-1 no treino (dos seniores) do 2º dia e empatou 1-1 no 3º dia... Tudo explicado?

BOA PÁSCOA A TODOS!!!

Veja imagens do 1º treino do 3º dia


TORNEIO "Christina Klein"

Realizou-se no Sábado de Páscoa 15 de Abril pelas 17:30 horas o Torneio 3x3 "Christina Klein" em Hóquei em Patins enquadrado na acção de formação efectuada por aquela Guarda-Redes alemã durante a semana que agora termina. O torneio serviu para encerrar formalmente o Estágio Técnico-Pedagógico para Guarda-Redes e ao mesmo tempo para juntar os mais novos aos mais velhos e terminarmos assim em beleza a actividade nesta quadra de Paz e Amor que é a da Páscoa.

 
Os 20 "malucos" convidados que estiveram presentes no Torneio "Christina Klein"
e que deram um brilho muito especial e grande qualidade ao torneio...

O sucesso do torneio foi garantido quando se reuniram 20 "malucos" às 17 horas dum Sábado de Páscoa no Pavilhão Sidónio Serpa para prestar uma singela homenagem aquela que veio transmitir mais do que conhecimentos da área que domina, o prazer e a emoção que dominam todos os momentos em que desfruta do seu desporto de eleição.

Grandes Vencedores - "CHIQUITITAS"

Tiago Silva, Tiago Botelho, João Cabral e Lauro Terroso
Em baixo: Christina Klein

E por incrível que pareça, a vencedora do Torneio 3x3 "Christina Klein" foi mesmo a equipa da... Christina Klein!!! É verdade... Os "Chiquititas" venceram com grande vantagem sobre os 2º classificados, a equipa dos "Bucha e Estica". No 3º lugar classificou-se a equipa dos "Pretos" e finalmente os "Infiltrados".

2º Lugar - "BUCHA E ESTICA"

Tiago Pacheco e Pedro Fernandes
Em baixo: Rodrigo Farias, Diogo Pacheco, Rodrigo Pacheco

3º Lugar - "OS PRETOS"

César Oliveira, Hugo Soares, Bruno Ponte e Tiago Leite
Em baixo, "Velha" (Ricardo Possidónio)

4º Lugar - "INFILTRADOS"

Tomás Ferreira, Délcio Estrela, Bruno Soares e Miguel Branco
Em baixo:
Bruno Cabral

MOLDES DO TORNEIO

Cada equipa era constituída por 1 Guarda-Redes (GR) e 4 jogadores de campo, 2 Grandes (G - Seniores, Juniores e Juvenis) e 2 Pequenos (P - Iniciados e Infantis) e jogavam as equipas TODAS CONTRA TODAS. Na primeira volta cada jogo era composto por 1 período de 2 minutos e meio no qual jogavam os 2 G de cada equipa com os 2 G da equipa adversária e 1 período de 2 minutos em que jogavam os 2 P de cada equipa com os 2 P da equipa adversária. O jogo terminava quando os 4:30 minutos (2:30 mais 2:00) terminavam. Na 2ª volta do torneio, cada jogo era composto por 2 período de 2 minutos qual jogavam em cada período 1G+1P de cada equipa com 1G+1P da equipa adversária, seguindo-se o período de 2 minutos com os restantes jogadores, nos mesmos moldes (o outro G + o outro P de cada equipa com o outro G + o outro P da equipa adversária). O jogo terminava quando os 4 minutos (2:00 mais 2:00) terminavam.

RESULTADOS

1ª VOLTA   2ª VOLTA
JORNADA   JORNADA

0-0

 

0-2

2-0

 

0-2

             
JORNADA   JORNADA

0-1

 

1-0

1-0

 

1-0

             
JORNADA   JORNADA

1-1

 

2-3

0-2

 

1-1

Classificação Final

EQUIPAS Pts J V E D Golos Difr. Gols. Pontos Perdi.
CHIQUITITAS 13 6 4 1 1 7 3 +4 5
BUCHA E ESTICA 8 6 2 2 2 6 5 +1 10
PRETOS 8 6 2 2 2 4 4 0 10
INFILTRADOS 4 6 1 1 4 4 9 -5 3

IMAGENS DO TORNEIO
(mostram bem o nível técnico e velocidade de patinagem dos jogadores)

Em baixo mostramos algumas imagens tiradas durante o torneio. E não, não há qualquer problema com a máquina nem com o fotógrafo... Os jogadores é que são demasiado rápidos... A qualidade das fotos, mesmo sendo da autoria da famosa fotógrafa Cristina Quelein que utilizou uma máquina topo de gama, mostra bem a velocidade estonteante que os jogadores utilizaram...

Não, não, não... não há qualquer problema com a máquina...
Os jogadores é que eram demasiado velozes...

A máquina foi uma Nikon Coolpix 7200 (UMA BOMBA)...
Mas os jogadores insistiam numa rapidez... demasiado rápida!

O fotógrafo é profissional e tirou curso em Nova Iorque...
E os jogadores continuavam a correr, correr... muita velocidade!

 Veja todas as fotos da Christina Klein em S. Miguel

 

Christina Klein na RTP Açores


Ouça as opiniões de Christina Klein
sobre o Estágio que ministrou em
Ponta Delgada para os Guarda-Redes
de Hóquei em Patins...

 

 
Actividade Local Jogadores Convocatórias